Polkadot Logo

📰 Neste artigo iremos explicar de uma forma simples: O que é Polkadot DOT?

Polkadot é um protocolo de rede que permite que dados arbitrários – não apenas tokens – sejam transferidos entre blockchains.

Qualquer tipo de dados em qualquer tipo de blockchain

Isso significa que o Polkadot é um verdadeiro ambiente de aplicativo de várias cadeias, onde coisas como registros de cadeias cruzadas e computação de cadeias cruzadas são possíveis.

Polkadot pode transferir esses dados entre blockchains públicos, abertos e sem permissão, bem como blockchains privados e permitidos.

Isso torna possível construir aplicativos que obtêm dados com permissão de um blockchain privado e usá-los em um blockchain público. Por exemplo, a cadeia de registros acadêmicos autorizados de uma escola poderia enviar uma prova para um contrato inteligente de verificação de diplomas em uma rede pública.

Rede

Polkadot une uma rede de blockchains heterogênea chamados parachains e parathreads. Essas correntes se conectam e são protegidas pela corrente de retransmissão Polkadot. Eles também podem se conectar a redes externas por meio de pontes.

A cadeia principal da Polkadot é chamada de Relay Chain, enquanto as blockchains individuais que são desenvolvidas em seu ecossistema são chamadas de parachains.

Relay Chain

É o coração do Polkadot, responsável pela segurança compartilhada da rede, consenso e interoperabilidade entre cadeias.

Parachains

Blockchains poderosos que podem ter seus próprios tokens e otimizar sua funcionalidade para casos de uso específicos.

Parathreads

Semelhante a parachains, mas com um modelo pré-pago. Mais econômico para blockchains que não precisam de conectividade contínua com a rede.

Bridges

Permita que parachains e parathreads se conectem e se comuniquem com redes externas como Ethereum e Bitcoin.

Para que serve a Polkadot?

Sobre a plataforma de blockchain Polkadot, sua principal função é viabilizar a comunicação entre diferentes sistemas e redes de blockchain, transferindo e validando dados e ativos

Em relação ao token DOT, ele possui diversas funções associadas ao funcionamento da rede, principalmente as duas funções: staking e o bonding

Staking

staking é a ação de investidores comprarem os ativos e segurá-los, sem fazer trade. Essa estratégia, quando visa somente o lucro com a valorização a longo prazo do ativo, é chamada de HODL, enquanto os usuários são chamados de holders, uma alusão à palavra hold, que em inglês, é segurar. Porém, quando a criptomoeda em questão oferece algum benefício em troca do investidor segurar esses ativos, a prática é chamada de staking. 

Na Polkadot, o staking pode obter diferentes tipos de funções, aqui neste artigo vamos passar pelas principais. 

A primeira função e de maior destaque do staking do DOT é a governança sobre a plataforma. Ou seja, os investidores que compram o DOT e o seguram (holders) ganham com isso poder de voto e participação ativa nas decisões do projeto. Neste caso, a governança envolve decisões a respeito de taxas de trade, atualizações e melhorias gerais da rede, implantação ou remoção de parachains, e por aí vai.

Uma segunda função do staking do DOT é manter a rede sempre em consenso, e a comunidade seguindo todas as regras, também por meio de uma prática conhecida como staking honesto. Os holders da rede são incentivados a seguir as regras do projeto à risca, se fogem disso ou se agirem de maneira mal intencionada, podem perder todo o valor que possuem em staking.

Bounding

Para que uma parachain seja conectada à Polkadot, os tokens DOT passam por este processo de bonding. Enquanto o processo ocorre, o DOT vinculado à esta parachain permanece bloqueado por um período de tempo, sendo liberado quando o bonding termina e a parachain é removida do sistema.

Além dessas, existem mais funções para os detentores de token DOT, como a validação das transações, participação ativa do consenso, coleta e auditoria de informações vindas de outras blockchains, dentre outras que oferecem recompensas aos detentores. 

Principais vantagens da Polkadot (DOT)

As principais vantagens da Polkadot são voltadas para as suas soluções inovadoras para certas questões limitantes da tecnologia blockchain, sobretudo a capacidade de explorar e se comunicar com diferentes blockchains, como a do Bitcoin e Ethereum por exemplo, as maiores criptomoedas do mundo atualmente. 

Do ponto de vista do interesse institucional, ou seja, de empresas que possam usufruir das inovações da Polkadot, sua solução traz uma perspectiva muito promissora, pois explora justamente uma questão que ainda apresentava dificuldade para as empresas. 

A Polkadot atua como uma rede multichain, ou seja, de múltiplas cadeias, e viabiliza transações em paralelo entre diferentes cadeias individuais. Especialistas afirmam que um processamento de transações em paralelo representa um grande avanço para o mercado cripto  e para a tecnologia blockchain. 

Outras iniciativas privadas podendo usar a rede Polkadot para construir serviços e produtos descentralizados, que conversem e compartilhem dados entre si, e ainda podendo ser customizados de acordo com o que a empresa quer, nos faz acreditar que é somente uma questão de tempo para que o projeto ganhe notoriedade e valorização expressiva. 

Na Polkadot cada projeto de parachain pode ser construído de acordo com suas necessidades e suas exigências individuais, com design e funcionalidades específicas. Com o apoio do Substrate, os desenvolvedores conseguem adaptar suas cadeias individuais, o que traz grande valia para a rede de maneira geral.

Tecnologia

tecnologia polkadot

A corrente de revezamento de Polkadot é construída com Substrato, uma estrutura de construção de blockchain que é a destilação dos aprendizados da Parity Technologies construindo Ethereum, Bitcoin e blockchains corporativos.

A máquina de estado de Polkadot é compilada para WebAssembly (Wasm), um ambiente virtual de alto desempenho. Wasm é desenvolvido por grandes empresas, incluindo Google, Apple, Microsoft e Mozilla, que criaram um grande ecossistema de suporte para o padrão.

A rede de Polkadot usa libp2p, uma estrutura de rede de plataforma cruzada flexível para aplicativos ponto a ponto. Posicionada para ser o padrão para futuras aplicações descentralizadas, libp2p lida com a descoberta e comunicação de pares no ecossistema Polkadot.

O ambiente de execução Polkadot está sendo codificado em Rust, C ++ e Golang, tornando o Polkadot acessível a uma ampla gama de desenvolvedores.

Transações em paralelo

Método atual vs Método Polkadot

Parachains são blockchains especializados que se conectam a Polkadot. Eles terão características especializadas para seus casos de uso e a capacidade de controlar sua própria governança.

As interações em parachains são processadas em paralelo, permitindo sistemas altamente escaláveis.

As transações podem ser distribuídas pelas cadeias, permitindo que muito mais transações sejam processadas no mesmo período de tempo.

Segurança

Em ambos os sistemas Proof-of-Work e Proof-of-Stake, os blockchains competem uns com os outros por recursos para proteger suas redes, e os blockchains são facilmente atacados até que desenvolvam uma comunidade significativa para dar suporte à sua rede.

Polkadot adota uma abordagem diferente, permitindo que os blockchains combinem sua segurança, o que significa que a segurança dos blockchains é agregada e aplicada a todos.

Ao se conectar ao Polkadot, os desenvolvedores de blockchain podem proteger seu blockchain desde o primeiro dia.

GRANDPA: um algoritmo de consenso confiável

Polkadot usa seu consenso original GRANDPA (GHOST-based Recursive Ancestor Deriving Prefix Agreement) para uma rede mais segura e resiliente.

Em boas condições de rede, GRANDPA pode finalizar blocos quase instantaneamente. 

Em más condições de rede, como uma partição de rede, GRANDPA pode finalizar grandes quantidades de blocos (teoricamente milhões) de uma vez quando as partições são resolvidas. Saiba mais sobre o GRANDPA.

Preço da Polkadot, Capatilização de mercado e Links utéis

Preço da criptomoeda $DOT a 27/12/2021

Total de moedas em circulação: 1.068.438.387

Fornecimento Total: 1.149.387.770

Capitlização do mercado: $34.4B

Contrato Binance Smart Chain: 0x7083609fce4d1d8dc0c979aab8c869ea2c873402

Contrato Heco: 0xa2c49cee16a5e5bdefde931107dc1fae9f7773e3

Clique aqui, para ver o preço atual.

Website

Whitepaper

Twitter

bitcoin
Bitcoin (BTC) 19.710,65 0,68%
ethereum
Ethereum (ETH) 1.373,32 0,80%
tether
Tether (USDT) 1,03 0,15%
usd-coin
USD Coin (USDC) 1,03 0,14%
bnb
BNB (BNB) 286,72 1,38%
xrp
XRP (XRP) 0,503589 0,77%
binance-usd
Binance USD (BUSD) 1,03 0,18%
cardano
Cardano (ADA) 0,474271 0,07%
solana
Solana (SOL) 34,98 0,71%
dogecoin
Dogecoin (DOGE) 0,065135 2,93%
polkadot
Polkadot (DOT) 6,54 1,00%
shiba-inu
Shiba Inu (SHIB) 0,000012 2,78%
dai
Dai (DAI) 1,03 0,19%
staked-ether
Lido Staked Ether (STETH) 1.365,76 0,83%
matic-network
Polygon (MATIC) 0,783544 0,95%
tron
TRON (TRX) 0,062049 0,04%
avalanche-2
Avalanche (AVAX) 18,33 0,69%
wrapped-bitcoin
Wrapped Bitcoin (WBTC) 19.676,47 0,44%
uniswap
Uniswap (UNI) 6,13 0,29%
cosmos
Cosmos Hub (ATOM) 14,26 0,80%
ethereum-classic
Ethereum Classic (ETC) 30,09 2,34%
leo-token
LEO Token (LEO) 4,41 0,03%
chainlink
Chainlink (LINK) 8,29 5,18%
okb
OKB (OKB) 15,85 2,73%
litecoin
Litecoin (LTC) 55,85 1,84%
ftx-token
FTX (FTT) 24,63 0,31%
stellar
Stellar (XLM) 0,123086 3,44%
crypto-com-chain
Cronos (CRO) 0,122158 1,69%
near
NEAR Protocol (NEAR) 3,86 0,82%
algorand
Algorand (ALGO) 0,409314 5,01%
monero
Monero (XMR) 148,55 1,53%
bitcoin-cash
Bitcoin Cash (BCH) 121,42 1,82%
flow
Flow (FLOW) 1,74 0,44%
apecoin
ApeCoin (APE) 5,69 1,11%
vechain
VeChain (VET) 0,023890 0,78%
chain-2
Chain (XCN) 0,079235 0,91%
filecoin
Filecoin (FIL) 5,80 1,02%
terra-luna
Terra Luna Classic (LUNC) 0,000238 7,31%
internet-computer
Internet Computer (ICP) 6,24 1,31%
quant-network
Quant (QNT) 118,86 1,62%
chiliz
Chiliz (CHZ) 0,280264 4,58%
hedera-hashgraph
Hedera (HBAR) 0,063671 0,87%
frax
Frax (FRAX) 1,03 0,13%
tezos
Tezos (XTZ) 1,55 1,54%
the-sandbox
The Sandbox (SAND) 0,921426 1,64%
decentraland
Decentraland (MANA) 0,735484 1,00%
eos
EOS (EOS) 1,26 0,55%
axie-infinity
Axie Infinity (AXS) 13,26 3,73%
theta-token
Theta Network (THETA) 1,17 0,54%
elrond-erd-2
Elrond (EGLD) 50,05 0,83%