Chainlink link

Neste artigo vamos explicar: O que é Chainlink?

Chainlink

Lançada pela empresa SmartContract.com de São Francisco em junho de 2017, a Chainlink é descrita por seus desenvolvedores como a rede oracle padrão da indústria de blockchain, que pretende conectar contratos inteligentes através de blockchains, permitindo que contratos inteligentes acessem recursos chave off-chain, como feeds de dados, APIs web e pagamentos tradicionais de contas bancárias.

A definição de Chainlink é provavelmente a primeira coisa que você precisa para entender seus fundamentos, Chain refere-se á blockchain e Link á conceção de dados exteriores, chainlink é um serviço oracle descentralizado que facilita uma melhor interconectividade entre contratos inteligentes. 

O que são contratos inteligentes?

Contratos inteligentes são executados uma vez que um determinado conjunto de circunstâncias esteja em vigor e, uma vez que um contrato inteligente é executado, o fato de ele existir em uma rede descentralizada significa que nenhuma parte pode alterar seu código ou interferir em sua execução. Ao evitar alterações, os smart contracts vinculam todas as partes de um acordo ao inicialmente acordado, criando assim um tipo de relação que não depende da confiança em nenhuma das partes.

🤔 Veja em mais detalhe: O que são contratos inteligentes?

Você pode pensar na chainlink como um intermediário entre os sistemas off-chain e on-chain.

O que são Oracles?

Os oracles são necessários porque as blockchains não podem acessar diretamente dados fora de sua rede. Os oracles são definidos como um “agente” que encontra e verifica ocorrências no mundo real e submete esta informação a uma blockchain para ser utilizada em contratos inteligentes.

Fornece os dados externos necessários para desencadear a execução de contratos inteligentes quando são atingidas condições pré-definidas (como, por exemplo, um pagamento recebido ou uma flutuação de preços).

Chainlink oráculo

Como os oracles são serviços de terceiros com um ponto de controle centralizado, e que não fazem parte do mecanismo de consenso da blockchain, as questões que surgem em relação aos contratos inteligentes é se os dados recebidos de um oracle são confiáveis.

Como os contratos inteligentes podem ser auto-executáveis com base em certas condições, é essencial que os oracles estejam fornecendo informações precisas e confiáveis. Por exemplo, se os dados inexatos sobre o preço de uma ação forem transmitidos para a blockchain e invocados por um contrato inteligente, o contrato inteligente pode executar a função errada com base nestes dados incorretos.

Alguns oracles dependem de notarização para verificar seus dados, enquanto outros dependem da digitação humana manual de dados não estruturados.

No entanto, esses tipos de oracles são imperfeitos de acordo com os desenvolvedores da Chainlink: o primeiro porque a necessidade de verificação pode ser recursiva; o segundo porque seria caro, intensivo em recursos e não seria capaz de fornecer dados em tempo real.

Chainlink processamento de dados

Os desenvolvedores da Chainlink pretendem resolver este problema criando uma rede oracle descentralizada para que os contratos inteligentes interajam com segurança com recursos externos ao blockchain, tais como feeds de dados criptograficamente seguros, além de facilitar a interoperabilidade entre blockchains.

De acordo com os desenvolvedores, a rede Chainlink permitirá que qualquer pessoa que tenha um feed de dados ou qualquer outra API possa fornecê-los diretamente a contratos inteligentes em troca de tokens Chainlink.

Essas pessoas são designadas por operadores de nós e permitem que esses fornecedores de dados (ou, por exemplo, os prestadores de serviços de pagamento ou de serviços) vendam os seus serviços baseados em API diretamente a um contrato inteligente em troca de tokens LINK.

Os desenvolvedores sugerem que essa infraestrutura descentralizada permite dados, pagamentos off-chain e APIs em um contrato inteligente de uma forma que seja escalável, segura e auditável.

🤔 Caso ainda esteja um bocado confuso sobre “o que é o chainlink?”, pode ver o vídeo abaixo.

Arquitetura do Chainlink

Um dos aspectos básicos em qualquer discussão sobre a rede oracle descentralizada LINK se refere à sua arquitetura. 

Os dois componentes mais importantes no Chainlink são os componentes on-chain e off-chain. Vamos descobrir mais sobre esses componentes e sua importância em um serviço oráculo de contrato inteligente. 

on-chain ou Componentes em cadeia

Os componentes on-chain referem-se basicamente aos contratos oracle baseados na blockchain Ethereum, que auxilia no monitoramento e processamento de solicitações de dados dos usuários. Os componentes on-chain transferem solicitações de dados off-chain para a rede Chainlink para facilitar o seu processamento em contratos de blockchain nativos . Subsequentemente, os contratos nativos podem combinar as solicitações com os serviços oracle relevantes. Você pode encontrar três partes distintas dos contratos da Chainlink , como:

  • Contrato de reputação
  • Contrato de agregação
  • Contrato de correspondência de pedidos

Cada contrato cumpre uma função distinta e impulsiona a funcionalidade desejada do blockchain Chainlink ou seja, como um oráculo de contrato inteligente . 

Contrato de reputação ajuda na documentação das métricas de desempenho dos provedores de serviços oracle, além de monitorar seu histórico.

Contrato agregador funciona na coleta de respostas de provedores oracle seguidos pelo cálculo das respostas finais às perguntas originais. 

Contrato de correspondência de pedidos desempenha um papel vital no registro da proposta dos usuários na rede e na coleta de lances dos provedores oracle, também desempenha um papel vital na seleção de provedores de serviços oracle, com base na análise de contratos de reputação. 

off-chain ou Componentes fora da cadeia

Os componentes off-chain são o próximo aspecto significativo nas respostas para “O que há de tão bom no Chainlink?” pois incluem os nós oracle fora da cadeia. Esses nós podem ajudar na coleta de respostas a várias solicitações externas. Subsequentemente, todas as respostas individuais são agregadas por meio de diferentes mecanismos de consenso antes da transformação em uma única resposta global. 

Qual o destino para o processamento de todos os dados? 

O Chainlink Core ajuda a conectar o blockchain com recursos de dados fora da cadeia. É basicamente um dispositivo que suporta a tradução de dados off-chain seguida de sua transferência para um oráculo on-chain. 

Os nós fora da cadeia podem receber compensação na forma da criptomoeda Chainlink ou seja, LINK. 

Além disso, os nós fora da cadeia também facilitam a integração de adaptadores externos para coleta de dados produtivos. 

O Chainlink Adapter serve como uma ponte de conexão entre nós fora da cadeia e dados externos. O adaptador pode trabalhar na leitura e processamento dos dados, bem como gravá-los no blockchain.

Qual é a especialidade do Chainlink?

A visão geral da arquitetura e funcionamento do Chainlink fornece uma impressão clara de como é um serviço oracle especial. No entanto, alguns de seus recursos exclusivos o separam de qualquer outro oráculo disponível no mercado. Por exemplo, você pode encontrar as vantagens de valor das várias camadas de segurança oferecidas pelo oráculo  Chainlink . Por outro lado, você tem a vantagem da descentralização , estabelecendo assim bases sólidas de confiança na rede oráculo. 

Aqui estão alguns dos recursos notáveis ​​que diferenciam o serviço oracle descentralizado LINK:

  1. Os usuários podem desfrutar de flexibilidade perfeita na criação e conexão de contratos inteligentes a redes oracle personalizadas sem depender de oráculos centralizados. 
  2. Facilidade de assinatura de dados. Os Oracles na plataforma podem assinar os dados que fornecem aos componentes on-chain.
  3. O valor do oráculo blockchain Chainlink pode oferecer dados de alta qualidade com a possiblidade de usar contratos inteligentes.
  4. Pode operar nativamente em qualquer rede blockchain sem restrições, expandindo assim o escopo para sua adoção. 
  5. A facilidade de sistemas de reputação também é outro destaque crucial para o serviço oráculo de criptomoeda Chainlink . Os usuários podem selecionar oráculos de acordo com as métricas históricas de desempenho. Por outro lado, os operadores de nós têm o privilégio de oferecer informações adicionais, como identidade, certificações de terceiros e identidade. 

Perspectivas futuras para o Chainlink

Os recursos exclusivos do Chainlink mostram como ele pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de contratos inteligentes. Além disso, o serviço oracle está evoluindo continuamente com novos recursos sem comprometer as características essenciais exigidas em um oráculo descentralizado. 

Aqui está um resumo dos principais casos de uso de contratos inteligentes desenvolvidos pelo serviço oracle descentralizado LINK. 

  • Os aplicativos DeFi podem aproveitar o oráculo descentralizado para verificar dados.
  • Os contratos inteligentes também desempenham um papel crucial no desenvolvimento de contratos de seguros baseados em blockchain. O exemplo do mundo real de casos de uso do oráculo criptográfico Chainlink em seguros refere-se ao mercado de seguros agrícolas da Arbol. O oráculo fornece dados meteorológicos para o mercado de seguros, conduzindo assim a melhores decisões. 
  • Outra entrada que a ampla gama de usos inovadores da Chainlink refere-se ao desenvolvimento de jogos blockchain com NFTs . O oráculo descentralizado pode oferecer uma fonte ideal de aleatoriedade para criar cenários aleatórios no jogo. 

🤔 Veja também: O que são NFTs?

Preço da ChainLink, Capitalização de mercado e Links uteis

Preço $Link a 20/03/2022

Total de moedas em circulação: 467M

Fornecimento máximo: 1B

Capitlização do mercado: $6.85B

Contrato Link(ETH): 0x514910771af9ca656af840dff83e8264ecf986ca

Clique aqui, para ver o preço atual.

🌐 Website

📝 Whitepaper

bitcoin
Bitcoin (BTC) 18.415,82 1,55%
ethereum
Ethereum (ETH) 1.003,03 1,96%
tether
Tether (USDT) 0,958397 0,04%
usd-coin
USD Coin (USDC) 0,959355 0,13%
bnb
BNB (BNB) 207,32 2,32%
binance-usd
Binance USD (BUSD) 0,959355 0,31%
xrp
XRP (XRP) 0,300651 1,67%
cardano
Cardano (ADA) 0,428106 1,96%
solana
Solana (SOL) 31,33 1,60%
dogecoin
Dogecoin (DOGE) 0,064246 1,11%
polkadot
Polkadot (DOT) 6,44 0,78%
dai
Dai (DAI) 0,958397 0,16%
tron
TRON (TRX) 0,062349 0,58%
shiba-inu
Shiba Inu (SHIB) 0,000010 1,95%
leo-token
LEO Token (LEO) 5,51 5,41%
wrapped-bitcoin
Wrapped Bitcoin (WBTC) 18.401,67 1,80%
avalanche-2
Avalanche (AVAX) 15,66 0,59%
staked-ether
Lido Staked Ether (STETH) 963,63 1,75%
matic-network
Polygon (MATIC) 0,443296 3,51%
litecoin
Litecoin (LTC) 48,94 0,83%
ftx-token
FTX (FTT) 23,39 0,53%
okb
OKB (OKB) 11,61 0,18%
chainlink
Chainlink (LINK) 5,87 0,23%
crypto-com-chain
Cronos (CRO) 0,107299 1,81%
stellar
Stellar (XLM) 0,102938 3,44%
near
NEAR Protocol (NEAR) 3,16 1,40%
cosmos
Cosmos Hub (ATOM) 7,72 7,09%
uniswap
Uniswap (UNI) 4,69 0,79%
monero
Monero (XMR) 112,50 3,06%
algorand
Algorand (ALGO) 0,291947 0,83%
ethereum-classic
Ethereum Classic (ETC) 13,92 0,89%
bitcoin-cash
Bitcoin Cash (BCH) 97,84 0,04%
theta-fuel
Theta Fuel (TFUEL) 0,045383 1,55%
chain-2
Chain (XCN) 0,082637 0,31%
vechain
VeChain (VET) 0,021252 0,80%
flow
Flow (FLOW) 1,44 0,27%
frax
Frax (FRAX) 0,955578 0,37%
apecoin
ApeCoin (APE) 4,26 1,42%
hedera-hashgraph
Hedera (HBAR) 0,059575 0,26%
the-sandbox
The Sandbox (SAND) 0,989993 8,71%
tezos
Tezos (XTZ) 1,38 5,19%
internet-computer
Internet Computer (ICP) 5,03 0,26%
decentraland
Decentraland (MANA) 0,791534 4,55%
true-usd
TrueUSD (TUSD) 0,958397 0,27%
filecoin
Filecoin (FIL) 5,06 1,81%
theta-token
Theta Network (THETA) 1,11 1,30%
axie-infinity
Axie Infinity (AXS) 13,22 3,25%
elrond-erd-2
Elrond (EGLD) 47,86 2,17%
bitcoin-sv
Bitcoin SV (BSV) 49,53 4,02%
helium
Helium (HNT) 8,67 3,12%